Placebos que eram vendidos como medicamentos em distribuidoras foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (28) durante a Operação Placebo, do Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (GRINCOT). Segundo o delegado João José, mais de 30 mil produtos foram confiscados.
Placebo é uma preparação sem efeito farmacológico, geralmente utilizada em testes de medicamentos com a finalidade de comparar resultados com quem recebe a substância ativa para verificar se uma suposta melhora ou cura tem realmente relação com o remédio testado ou se é fruto da expectativa gerada no próprio paciente, ou seja, um efeito psicológico.
“São vários produtos oferecidos a sociedade que não levam a nada, não curam nada. Estão enganando a sociedade, é um crime contra a relação de consumo, que causa muitas vezes até a morte”, afirmou o delegado João José.
De acordo com ele, dois laboratórios localizados na zona rural da capital fabricavam os produtos. Os dois já haviam sido interditados, mas um deles violou a interdição e continuou produzindo.
“Eles eram vendidos tanto em supermercados como em mercearias, dizendo que curam AVC, outras doenças, que servem para emagrecer. Todas falsas promessas”, disse o delegado.
A interdição dos laboratórios onde os produtos eram fabricados foi reforçada e, segundo o delegado João José, os responsáveis podem ser presos futuramente.
FONTE: G1 PI