Esse é 8º lote e será de 64.400 doses da vacina. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que essas vacinas contemplará trabalhadores de saúde e idosos na faixa etária de 75 a 79 anos.
"As doses serão utilizadas para vacinar mais 7% dos trabalhadores de saúde do estado e mais 47% do grupo de idosos na faixa etária de 75 a 79 anos", informa a Sesapi.
A Sesapi é responsável pela logística de distribuição das vacinas no estado.
Já as Prefeituras Municipais são responsáveis pela organização e aplicação das vacinas no público-alvo. As vacinas foram enviadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
O superintendente da atenção básica a saúde e municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, ressalta que as doses não são distribuídas em sua totalidade. ”Metade das doses nós já iremos distribuir a partir de amanhã para todos os nossos municípios".
O lote corresponde a 1° e 2° doses dos grupos determinados pelo ministério, "além do quantitativo que será utilizado como reserva técnica, para suprir qualquer necessidade que surja por perda de vacinas", explica a Sesapi.
A reserva técnica operacional permite à equipe a substituir frascos quebrados ou perda de vacina por falta de energia.
Registro de vacinação
Herlon Guimarães pede que os Municípios registrem as doses aplicadas nos sites do Ministério da Saúde e da Sesapi para melhor transparência e acompanhamento.
"Vacina feita, vacina registrada", pede o superintendente.
“Pedimos que os Municípios registrem corretamente nos sites do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde o quantitativo de doses aplicadas. Precisamos ter esses dados registrados, pois os nossos Municípios começam a perceber que as doses que chegam para o nosso estado são em quantidades menores do que a população alvo. Dessa forma, com esses dados registrados corretamente, podemos entrar com um pedido junto ao Ministério por mais doses”, diz.
Pessoas com deficiência
A Sesapi confirma que a partir do próximo domingo (21) o estado vai incluir as pessoas com deficiência no público prioritário no seu plano de vacinação.
“Neste domingo nós estaremos destinando doses para iniciar a vacinação das pessoas com deficiência.
Nós ainda não temos doses suficientes para contemplar todo esse público, mas de forma escalonada iremos iniciar os trabalhos”.
Mais vacinas
O superintendente ressalta que quanto mais doses o Piauí receber mais rápido toda a população será vacinada. O gestor comenta que o Sistema Único de Saúde, as unidades de saúde e os profissionais estão preparados para realizar a vacinação, "mas precisamos de doses de vacina para que a gente tenha uma regularidade.
E, com isso, no menor tempo possível, nós possamos fazer todo o público do Piauí".
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com