A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que vai intensificar as barreiras sanitárias em 26 divisas do Piauí para impedir a entrada da variante indiana do novo coronavírus, que já foi detectada em tripulantes de um navio no estado do Maranhão. Os estados do Pará e do Ceará investigam casos suspeitos de infecção dessa variante.
A Sesapi e a Polícia Militar se reuniram na manhã desta terça-feira (25) para discutir as ações. Participaram da reunião o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto; a coordenadora do Programa Busca Ativa, Dilia Falcão, e o tenente-coronel da Polícia Militar, Francisco Ramos.
Os gestores acordaram intensificar a fiscalização em 26 divisas nos seguintes municípios:
Teresina
Ilha grande
Parnaíba
Gilbués
Santa Filomena
Ribeiro Gonçalves
Uruçuí
Antônio Almeida
Porto Alegre do Piauí
Guadalupe
Jerumenha
Floriano
Amarante
Palmeiras
Nazária
União
Miguel Alves
Porto
Campo Largo do Piauí
Matias Olímpio
Madeiro
Joca Marques
Luzilândia
Joaquim Pires
Murici dos Portelas
Buriti dos Lopes
O Governador Wellington Dias já informou que as autoridades de saúde do Piauí estão em contato com os gestores do estado vizinho para acompanhar a presença da variante indiana.
Hoje (25), a Secretaria de Saúde do Maranhão divulgou em nota que “não há confirmação de transmissão local desta cepa”. O estado do Maranhão identificou a cepa em pelo menos seis pessoas que estão no navio “MV SHANDONG DA ZHI” com tripulantes indianos, confirmando a variante B.1.617.2 do novo coronavírus, conhecida como cepa indiana.