Um preso foi encontrado morto na manhã deste sábado (30) na Penitenciária José de Ribamar Leite, mais conhecida como Casa de Custódia, na Zona Sul de Teresina.
O g1 encontrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça do Piauí, que informou que o preso foi identificado como Melky Swell da Rocha Silva.
A causa da morte não foi divulgada. A perícia foi acionada e uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foi até a penitenciária fazer a remoção do corpo.
O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, afirmou que o caso foi registrado no Pavilhão E e que a morte ocorreu após uma briga entre presos que são de facções criminosas diferentes.
“Esse é mais um episódio da guerra declarada entres as facções criminosas que vem disputando territórios palmo a palmo. Isso repercute diretamente nos ambientes prisionais. Nas unidades prisionais os policiais penais se desdobram para manter a segurança, mesmo frente ao quadro de superlotação e carência elevada de profissionais. Infelizmente, mesmo com a adoção de procedimentos técnicos de segurança e disciplina adotados na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, desde o mês de março de 2020, fatos como esses ocorrem”, explicou Vilobaldo.
A Secretaria Estadual de Justiça informou que vai abrir um procedimento administrativo que irá investigar o caso.
Confira a nota sobre o caso:
A Gerência da Penitenciária José de Ribamar Leite informa que o preso Melky Swell da Rocha Silva foi encontrado morto, na manhã deste sábado, na unidade penal. A equipe do Instituto Médico Legal esteve no local e removeu o corpo para a perícia. A Sejus abrirá procedimento administrativo para apurar o fato.
Fonte: g1 Piauí