De acordo com o documento, também assinado pelo secretário de Governo, Antônio Neto e pelo secretário de Defesa Civil, José Augusto Nunes, considera-se a irregularidades das chuvas na região do semiárido piauiense, em especial nos territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira.
O decreto também destaca que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios de água dos municípios e algumas cidades já estarem em situação de colapso de atendimentos às suas comunidades, inclusive nas zonas Urbanas, como foi verificado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil em visitas à essas regiões.
O Governo do Estado considerou ainda as inúmeras solicitações dos prefeitos e autoridades municipais de pedidos de ajuda/socorro de atendimento com água potável para consumo humano e animal, cestas básicas e forragem.
Ainda segundo o documento, um levantamento da produção agrícola realizado pelo IBGE demonstrou que a safra no Estado, em especial nos municípios do semiárido não foi restabelecida no total.
Já o decreto tem validade de 180 dias e ficam acionados os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.
Confira a lista das cidades:
1 - Alagoinha
2 - Alegrete do Piauí
3 - Anísio de Abreu
4 - Betânia
5 - Brejo do Piauí
6 - Bonfim do Piauí
7 - Bom Princípio do Piauí
8 - Caldeirão Grande
9 - Caracol
10 - Caridade
11 - Capitão Gervásio Oliveira
12 - Campo Alegre do Fidalgo
13 - Coronel José Dias
14 - Dirceu Arcoverde
15 - Dom Inocêncio
16 - Fartura do Piauí
17 - Francisco Santos
18 - Jacobina
19 - Lagoa do Barro
20 - Marcolândia
21 - Padre Marcos
22-Patos do Piauí
23 - Paulistana
24 - Vila Nova
25 - São Lourenço
26 - São Raimundo Nonato
27 - Simões
25 - São Francisco de Assis
29 - Santa Cruz do Piauí
30 – Francisco Macedo
31 – Campo Grande
32 - São Braz
33 – Pio IX
34 – São Julião
35 – Guaribas
36 – Queimada Nova
37 – Fronteiras
38 – Morro Cabeça do Tempo
39 – Acauã
40 – Jurema
41 – Santo Inácio
Fonte: Cidade Verde