A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira (17) a Operação Carnaval 2023 nas rodovias do Piauí. As fiscalizações devem ser intensificadas até a próxima quarta-feira (22) em todo o estado, sobretudo em pontos estratégicos onde ocorrem festas carnavalescas, como em Luís Correia, Floriano e Água Branca.
“Nesse período as ações de fiscalização são voltadas para coibir as principais condutas que geram acidentes graves com mortes, como excesso de velocidade, execução de ultrapassagem em local proibido, não utilização do cinto de segurança bem com a associação de álcool e direção”, explicou a agente De Menezes.
A PRF também realizará ações educativas com foco na prevenção ao excesso de velocidade, orientação quanto ao uso do cinto de segurança e transporte seguro de crianças e também quanto a não associação de álcool e direção.
Orientações da PRF antes de pegar a estrada:
- Verificação do estado de conservação dos pneus (incluindo o estepe), se estiver em mau estado, o pneu pode causar perda de aderência ao solo, provocando derrapagem ou aquaplanagem.
- Alinhamento e balanceamento: ao rodar com o carro verifique se a direção parece estar "puxando" para um dos lados. Isso é sinal de que algum buraco ou desgaste prejudicou a suspensão. O alinhamento é rápido, permite um rodar mais seguro e é responsável pelo aumento da vida útil dos pneus.
- Verificação do funcionamento do sistema de iluminação. Os faróis e lanternas do carro são extremamente importantes. Mesmo que o carro não seja utilizado à noite, condições climáticas como neblina e chuva podem exigir iluminação, tanto para garantir que o condutor tenha boa visibilidade, quanto para assegurar que o veículo seja percebido por outros motoristas e pedestres. Desse modo, verifique se os faróis (baixo e alto) estão funcionando corretamente, assim como as luzes de freio, de ré, de posição e as setas.
- Verificação de limpadores de para-brisa. Especialmente se as borrachas não estão ressecadas e se as palhetas não estão tortas, garantindo uma limpeza eficiente das áreas para que o motorista tenha total visibilidade.
- Por fim, lembramos que a documentação tanto do veículo quanto do condutor deve estar em dia.
Em casos de emergência a PRF está disponível 24h através do número 191.
Fonte: CIDADE VERDE