O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (22), de importantes ações para o fortalecimento da cultura e do artesanato piauiense, realizadas no município de Piracuruca. A reabertura da Casa do Artesanato marca um novo capítulo para os artesãos locais, que agora contam com um espaço dedicado à comercialização de seus produtos e valorização de sua arte.
“O governador Rafael Fonteles lança um programa importante para o artesanato piauiense, que é um programa de acesso ao mercado. Teremos uma plataforma para a comercialização desses produtos, e aqui hoje temos um espaço físico. Essa casa vai receber a central de artesanato do município,” afirmou Victor Hugo, presidente da Investe Piauí.
Para a artesã Oscariana Maria, a reabertura da Casa do Artesanato tem grande impacto. “Para mim, o artesanato é vida. O artesanato alegra a vida de muitas pessoas,” disse emocionada.
O governador visitou o prédio reformado onde funcionará a Escola Social do Artesanato, parte do programa Made In Piauí. O espaço será administrado pela prefeitura com apoio da Investe Piauí e de outros órgãos estaduais.
“Nessa parceria, temos o prédio do Estado, e o empresário José Américo, com a responsabilidade social que tem, fez um investimento significativo. A Escola Social do Artesanato será um espaço de valorização da cultura, além de gerar emprego e renda para a população,” destacou Rafael Fonteles.
Com mais de 150 anos de história, o prédio estava em ruínas até ser reformado. “Esse prédio tem mais de 150 anos e estava no chão. Então, nós reformamos e estamos passando para que a prefeitura administre e consiga mudar a vida do povo,” explicou o empresário José Américo.
O governador também anunciou que Piracuruca deverá receber um novo investimento, o Shopping do Artesão, que terá apoio do Governo do Estado. “Aqui é um entroncamento, e precisamos incentivar a economia criativa, aliando artesanato, gastronomia, moda e cultura,” afirmou Fonteles.
Made In Piauí
O programa Made In Piauí, executado pela Investe Piauí em parceria com outros órgãos, é uma iniciativa voltada para o fortalecimento do orgulho local e a criação de oportunidades para os empreendedores piauienses. O projeto busca impulsionar o desenvolvimento da região, integrando cultura e economia criativa.