Header Ads

Publicidade

Setor agropecuário lidera crescimento de empregos formais no Piauí, diz pesquisa


 
O setor agropecuário lidera a geração de empregos formais no Piaui. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram compilados recentemente em pesquisa realizada pela Secretaria do Planejamento.

A área registrou um aumento de 54,9% no número de postos de trabalho, entre janeiro de 2020 e junho de 2024, liderando o crescimento entre todos os segmentos econômicos. Em segundo lugar, o setor de comércio apresentou um crescimento significativo, porém, menor na faixa de 34,5%.

No Piauí, entre 2011 e 2021, a taxa de valor adicionado bruto do agro cresceu mais de 300%. Esse avanço reflete o aumento de produtividade e investimentos no cultivo de culturas como soja, arroz, cana-de-açúcar e melão, que por sua vez, impulsionaram a contratação de trabalhadores formais. Os períodos de maior movimentação no mercado de trabalho rural piauiense, foram registrados em fevereiro, julho e setembro, meses que coincidem com etapas-chave do ciclo de produção, como plantio e colheita.

Segundo o secretario de Planejamento, Washington Bonfim, o Governo do Piauí gerou 80 mil novos postos de trabalho nos próximos 4 anos. Para o presidente da Associação é imprescindível que o dialogo entre o poder publico e produtores se fortaleça, afinal, sem o desenvolvimento do setor as metas não serão alcançadas.

O crescimento do agro movimenta diversos setores, como o comercio, que teve o segundo maior índice de aumento na geração de empregos formais. A expansão das atividades agrícolas gera maior demanda de insumos, maquinário, transporte e alimentos, criando um ciclo positivo para a economia.